Unidade 1



Diante deste novo cenário e da necessidade de educar os alunos para lidar com as características da sociedade atual, reflita sobre o tema "Quem sou como Professor e Aprendiz?”
Pontos para sua reflexão :
·       Sou um professor que desperta a curiosidade do aluno?
·       Busco preparar meus alunos para utilizar os novos sistemas culturais de representação do pensamento?
·       Desenvolvo uma pratica interativa com os alunos?
·       Ouço suas idéias ?
·       Aprendo com os alunos? Com os colegas ?
·       Faço mudanças na minha forma de ensinar? Por quê?
·       Sinto-me confortável quando isto acontece ou tenho receio?

2. Educação e Tecnologia
Assista à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre “Educação e Tecnologia “ e discuta sobre uma de suas idéias, mais especificamente a respeito do seguinte trecho:
“[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.” ( Dowbor, L.,2001)

3. Uso das Tecnologias no Trabalho por Projetos
Leia o artigo de Elisabette Prado “ Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações”  e escreva sobre qual a importância do desenvolvimento de projetos na escola .


Biblioteca

1. Minha Escola  / Tecnologias na minha escola
Orientação didática:
a) Levantar quais são as tecnologias disponíveis na sua escola e como elas vêem sendo utilizadas.
b) Organizar estas informações usando o Impress (2 a 3 slides).
3. Salvar o documento atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-1_seunome.
c) Postar o arquivo desta atividade na biblioteca em Material do Aluno no tema “Minha Escola”, subtema “Tecnologias na minha escola”.

2. Experiência_Sugestões de aula / Conhecendo uma experiência 
Procure conhecer uma experiência didática com o uso de recursos tecnológico envolvendo conteúdos curriculares.
Orientação didática:
a) Acesse o portal do Professor.
b) Selecione o ítem  “Espaço da Aula” e clique em “Sugestões em Aula”.
c) Analise o exemplo, destacando pontos das estratégias de aula, da avaliação e do uso de recursos que considera relevante do ponto de vista da aprendizagem do aluno e que possam tornar-se referência para sua prática pedagógica.
d) Elabore no editor de textos um fichamento contendo: nome do programa, áreas do conhecimento envolvidas, breve descrição com uma síntese expressando sua opinião e as idéias suscitadas para colocar em ação posteriormente
e) Salve o documento atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-2_seunome.
f)Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema “Experiência _Sugestões de aula, subtema “Conhecendo uma experiência”.

3. DIÁRIO DE BORDO

1) A partir das questões colocadas nos pontos de reflexão e levantadas nos momentos de aprendizagem, registre alguns momentos de aprendizagem, registre alguns aspectos relacionados à sua preocupação e/ou expectativa no que diz respeito ao uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem.
Orientações didáticas:
a)Acesse o item Diário de Bordo.
b) Selecione seu nome na listagem.
c)Escreva sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo.

2) Assista ao vídeo “Olhando para uma prática do professor com o  uso da tecnologia”  e observe como os recursos estão sendo utilizados na prática pedagógica, destacando os pontos levantados da sua observação. Clique no link Uso dos recursos tecnológicos na prática pedagógica.
a) Acesse o item Diário de Bordo.
b) Selecione seu nome na listagem.
c) Escreva sua reflexão no espaço próprio do Diário de Bordo.